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4 dicas para não fechar a sua empresa em tempos de crise

Que empreender não é fácil você já sabe, mas você sabia que no Brasil, 60% das empresas que abrem, em até dois anos fecham as suas portas? Segundo o SEBRAE, a média das pequenas e médias empresas brasileiras fecham com dois anos de existência. Isso mostra uma triste realidade nacional: muitos brasileiros querem empreender, mas poucos conseguem. 

Além dessa dificuldade do mercado brasileiro, para completar, atingimos ultimamente a maior alta do dólar dos últimos anos. Na última semana, o dólar chegou a R$4,20. O que, para muitos empresários, significa um péssimo cenário. Fora isso, a crise eterna que o Brasil se encontra não deixa outra possibilidade a não ser desistir de empreender. 

É, eu sei. Não está fácil. Mas se você tiver persistência, inteligência e muita sabedoria, é possível sim empreender em tempos de crise. Para te ajudar, selecionamos 4 dicas imperdíveis para você não desistir do seu sonho e não fechar o seu negócio em tempos de dificuldades econômicas:

Avalie todo o seu processo de vendas e gestão:

    Agora é a hora de sentar e avaliar. Como está o seu processo de venda? Ele tem muitas etapas? Os compradores finalizam a compra ou param pela metade? Como está a gestão da sua empresa? Os processos internos ocorrem de maneira otimizada, ou sempre param na metade com probleminhas que se tornam grande empacadores de resultados? Avaliar o seu processo de vendas é necessário para entender o motivo pelo qual suas vendas não estão mais acontecendo. Ás vezes aquele método que você implantou não funciona mais e é preciso inovar. 

    Foque em captar clientes:

      Não adianta nada avaliar os processos e não focar na parte mais importante: captar clientes. Para a sua empresa sobreviver é preciso de clientes entrando o tempo todo. Então invista em Marketing Digital e técnicas de venda. Networking e até algumas promoções. Oferecendo de graça um serviço ou outro para fidelizar clientes e conseguir mais vendas. 

      Tenha um comportamento empreendedor:

        Um comportamento de empreendedor é aquele que se antecipa aos fatos. É aquele que está um passo à frente, busca fontes de informações e persiste nos objetivos. Se você não tiver esse tipo de comportamento, vai ser muito fácil a sua empresa fechar diante dos seus olhos e você não conseguir reverter essa situação. Antecipe os problemas, busque soluções antes dos imprevistos que você provavelmente não fará parte das estatísticas de mortalidade de empresas. 

        Não se desespere

          No mundo do empreendedorismo imprevistos acontecem o tempo inteiro. Terão momentos em que você vai crescer exponencialmente, assim como terão momentos em que você vai ter que demitir muitos funcionários, abrir mão clientes e perder dinheiro. Nesses momentos de crise, é importante não se desesperar: confiar no seu negócio e na sua estratégia e trabalhar para que ela volte a te render frutos. Se você desistir ao primeiro sinal de dificuldade, nunca irá conseguir empreender de forma contínua e próspera. 

          Espero que essas dicas tenham ajudado a você a passar por essas crises de forma tranquila apesar de todas as adversidades. Conte conosco!

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