Você já deve ter ouvido falar que sem planejamento uma empresa não sobrevive, certo?
E, apesar de ser óbvio, muitas empresas quebram justamente por falta de um bom planejamento.
E é real: se você não tem um plano de curto, médio e longo prazo e não estipula metas, sua empresa está com os dias contados.
Então, a dica de hoje é planeje e pesquise!
Uma das formas de fazer isso é conhecer bem o mercado em que você quer atuar e, consequentemente, analisar seus concorrentes.
A análise de concorrência é feita para entender as fraquezas dos seus principais concorrentes, onde eles estão e quais as principais vantagens dele dentro do mercado.
É importantíssimo saber o que seus concorrentes fazem, pois só assim você consegue enxergar as oportunidades e obstáculos do mercado em que está se inserindo.
Se você está entrando no ramo alimentício e quer vender hambúrgueres, quais são as melhores hamburguerias da cidades e porque elas têm esse título? O que elas fazem de diferente? Existem muitas hamburguerias? Se sim, será que é uma boa ideia entrar em um mercado tão competitivo?
Se você tem um e-commerce de roupas, veja o que as outras empresas estão fazendo e ache um diferencial para o seu serviço. Faça uma pesquisa de consumidores. O seu público compra pela internet a roupa que você está vendendo?
No seu planejamento certifique-se de responder todas essas perguntas:
- Qual é a margem de lucro dos seus concorrentes?
- Eles trabalham com quais produtos?
- O que destaca o atendimento deles frente às demais?
- O que os clientes dizem sobre eles?
- Qual os meios de divulgação usados? Como ele está neles?
- Como o público alvo enxerga a empresa?
- Quais são os pontos negativos do negócio?
Algumas são difíceis de responder se você não conhece alguém dentro da empresa, mas tente fazer uma análise minuciosa de cada empresa que você considera seu concorrente para saber o que você tem que fazer igual e o que você precisa fazer de diferente para se destacar.
O bom dessa análise é que após responder essas perguntas você pode até descobrir que aquela empresa nem é o seu concorrente direto e isso te faz pesquisar novas empresas e criar uma outra direção para o seu plano de negócio, fazendo com que ele seja mais assertivo e eficaz a longo prazo.
Com todas essas dicas, agora é só sentar na cadeira, pesquisar muito, fazer uma análise de concorrentes e de mercado e pronto! Você estará um passo à frente do que muitos empreendedores por aí.
É só começar!