O mundo tá mudando e isso você já percebeu, certo? Desde a evolução tecnológica, com o surgimento da internet, os últimos 10 anos se transformaram e mudaram a forma como nos comunicamos, consumimos e até pensamos.
E não para, não! Daqui pra frente surgirão muitas novidades que irão mudar cada vez mais as profissões e principalmente como trabalhamos e ganhamos dinheiro.
Se você é empreendedor ou quer empreender nesta nova era, precisa se ligar nessas 4 tendências que já estão em alta e que prometem vir com toda a força nos próximos anos:
Experiência do usuário
Se tem uma coisa que você precisa entender mais é sobre a experiência do usuário. O marketing digital e o design já estão se atentando cada vez mais para isso: para criar sites e formas de divulgação que pense no conforto de quem tá do outro lado do celular, ou do computador ou da TV, de forma que o usuário sinta-se à vontade para adquirir aquele produto.
Pode esquecer as formas agressivas de venda: agora você tem que se preocupar com a experiência do seu cliente.
Home Office e trabalho remoto
O home office, o trabalho remoto e os espaços compartilhados de trabalho (coworking) são uma tendência muito forte no mundo corporativas. Além de ser um grande benefício para o empregado trabalhar de casa e fazer seu próprio horário, o empresário também economiza muito dinheiro com a manutenção de escritório ou vales transportes e alimentação.
Serviços de automação
Apesar da preocupação da substituição da mão de obra humana em todos os setores, muitos defendem a adaptação dos empregos tradicionais para novas atividades do mercado. Ou seja, novos empregos e profissões surgirão. Processos automatizados geram economia de tempo e recursos, elevando a um novo patamar a produtividade das empresas.
No marketing, por exemplo, já são muitas as ferramentas utilizadas, como o chatboots.
A questão daqui pra frente não é mais se você consegue operar uma máquina ou um sistema, e sim suas ideias, sua criatividade, e como você acrescenta nas estratégias e na forma de pensar de uma empresa.
Mercado alimentício alternativo
Que as pessoas não comem carne, tem alergia a glúten e lactose é desde sempre, mas agora muitas empresas estão se atentando à essa demanda que só cresce. A quantidade de empresas e restaurantes que buscam atender pessoas que tem restrições alimentares ou buscam um estilo de vida mais saudável só aumenta a cada dia e essa é uma tendência que está crescendo e vai continuar nos próximos anos.